Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) tem reforma reiniciada. Previsão de entrega em 2017

por Leonardo Machado 86 views0

Mudanças acontecem em meio à polêmica nas redes sociais sobre possível alteração no nome do local. Entrega é prevista para junho de 2017.

Conhecido como um dos pontos de cultura mais importantes do Distrito Federal, o Espaço Cultural Renato Russo abrigou, durante anos, aulas de teatro, desenho, música, exposições e apresentações dos mais diversos gêneros.

Localizado na 508 Sul, o centro cultural se tornou ponto de encontro e reflexão de artistas da cidade, que utilizavam as amplas salas de seu interior para criar espetáculos que percorreram diversos cantos da cidade. ]

Entre as instalações estavam salas de teatro, uma sala multiuso, uma de cinema, um galpão para oficinas, uma biblioteca, um mezanino e um espaço para laboratório. Diversos atores, músicos e ilustradores brasilienses iniciaram seus estudos e treinamentos naquele local, que, desde 1993, leva o nome de um dos grandes artistas da música brasileira.

Espaço Cultural Renato Russo - Reabertura prevista para 2017
Espaço Cultural Renato Russo – Reabertura prevista para 2017

Mesmo com as portas fechadas, o espaço tomou as redes sociais com a polêmica sobre a possível troca de nome, em vez de Espaço Renato Russo, o local pode voltar a se chamar Teatro Galpão. Ainda é  uma especulação, mas fãs do líder da banda Legião Urbana, morto há 20 anos, já começam a se movimentar para evitar a mudança.

O espaço existe desde a década de 1970 e, em 13 de setembro de 1993, recebeu o nome de Renato Russo. Ainda não há pronunciamento oficial quanto a continuidade ou mudança no nome do local. Renato Russo frequentou o espaço durante a adolescência e utilizava os galpões da 508 Sul para cantar com o Aborto elétrico.

O local era inspirador durante seus tempos de funcionamento pleno e os eventos que aconteciam nos galpões lotavam o espaço, a ponto de a administração instalar telões na W3 Sul, para contemplar aqueles que não puderam entrar devido ao limite de público.

Com espaço interno amplo e movimentado, frequentado por jovens e artistas ao longo dos dias, o ponto de encontro de arte tornou-se um lugar convidativo para quem queria ver (e fazer) a cultura florescer na cidade.

Reestruturação

O prédio, localizado na movimentada W3 Sul, está interditado e entregue às moscas desde 2013, por falta de segurança, e as portas daquele que era um dos mais movimentados pontos de cultura da cidade continuam fechadas ao público.

As obras de reforma no Renato Russo foram reiniciadas no mês de outubro. O secretário de Cultura, Guilherme Reis, afirma que a previsão de entrega é para junho de 2017.

A ideia é que o  espaço de cultura possa atender às necessidades de acessibilidade, tratamento termoacústico no teto, ar-condicionado e reforma dos sistemas de eletricidade e hidráulica.

“Nunca é demais lembrar que a situação atual dos equipamentos culturais reflete um progressivo e constante abandono que se arrasta e se aprofunda há décadas. Pouquíssimos deles contaram com manutenção preventiva e com os cuidados mínimos para que não se degradassem ao longo de todo esse tempo”, afirma o secretário.

Entre os problemas que causaram a interdição do espaço estavam rachaduras pelo prédio, fiações expostas, portas danificadas e falta de acessibilidade. O descaso com o edifício durante anos reforçava a falta de investimento nos equipamentos culturais da Brasília e, enquanto isso, a população cobra resultados e a classe artística trata de inventar outros espaços para movimentar a cultura na capital.

Guilherme Reis espera entregar as obras de reforma com os espaços cênicos totalmente equipados com sistemas de luz, som e projeção, prontos para movimentar e expandir a rica cena teatral do DF.

Vista dos fundos do Espaço Cultural Renato Russo na 508 Sul
Vista dos fundos do Espaço Cultural Renato Russo na 508 Sul
» Linha do tempo

1973 
É aberta a primeira exposição no Bloco A da 508

1977  
O Centro de Criatividade é implementado no local, com os teatros Galpão e Galpãozinho, além das galerias e um centro cultural

1993
O Espaço Cultural Renato Russo é inaugurado em 13 de setembro, dando início a todas as atividades culturais que funcionaram por anos no local

2001
A musicoteca foi oficialmente implantada

2013

O Espaço Cultural Renato Russo é interditado

2016 
As reformas são iniciadas

2017
Previsão de entrega do Espaço Cultural reformado em junho


Fonte: www.correiobraziliense.com.br

Comments

comments

Loading...