Jornalista carioca lança livros de Rock, Rap e quadrinhos em Brasília

por Leonardo Machado 85 views0

O evento gratuito será realizado no sábado (30/07) na Kingdom Comics (CONIC), das 15h às 19h.

22-rir-Lemmy-WEB
Capa do quarto disco do Ratos de Porão, ”Brasil”, desenhada por Marcatti

Quadrinhos e rock. Duas paixões do jornalista carioca Pedro de Luna, 41, que vem a Brasília no dia 30 de julho, sábado, para lançar os seus dois livros mais recentes, uma biografia do quadrinista Marcatti e a história das cenas de rock e rap do Rio de Janeiro nos anos 90/00. O evento, com entrada franca, começa às 15h na Kingdom Comics (Conic).

Em “Marcatti – Tinta, Suor e Suco Gástrico”, Luna mergulha no passado, presente e futuro do paulista Francisco Marcatti, verdadeiro ícone do quadrinho autoral, que sempre desenhou, imprimiu e vendeu seus trabalhos por conta própria.

Com uma verve mais underground, Marcatti não apenas desenha no papel como também em madeira, atuando como um verdadeiro luthier de instrumentos musicais personalizados. Baixista e guitarrista, já tocou em algumas bandas de blues e rock, mas foi como “o desenhista do Ratos de Porão” que ele ficou mais conhecido. Desenhou quatro capas de álbuns da banda, inúmeras estampas de camisetas e uma revista em quadrinhos do RDP.

Ao contrário de quadrinistas da mesma geração como Laerte, Glauco e Angeli, que migraram para a imprensa, nos anos 80 Marcatti desenhava pela manhã, imprimia em sua própria máquina offset à tarde e vendia as revistas à noite, no circuito cultural de São Paulo. “Além dessa opção pelo caminho da independência, de todos os seus contemporâneos, Marcatti é quem mais entende de impressão por que estudou artes gráficas no SENAC”, explica Pedro de Luna, destacando o controle total do artista sobre sua obra. “Ele tem tudo catalogado, trabalha com um mailing de fãs, vende seus produtos diretamente aos leitores, distribui e repõe os produtos nas lojas físicas. Um verdadeiro autor editor”.

Capa do livro "Brodagens". (Foto Divulgação)
Capa do livro “Brodagens”. (Foto Divulgação)
“Marcatti – Tinta, Suor e Suco Gástrico” de Pedro de Luna (Foto:Divulgação)
“Marcatti – Tinta, Suor e Suco Gástrico” de Pedro de Luna (Foto:Divulgação)

Por sua vez, “Brodagens” tem como ponto de partida o final dos anos 1980, quando o rap chega com tudo e influencia o surgimento de uma nova cena roqueira no Rio. Ao inserir dois vocalistas, samplers e a figura do DJ, o rap moldou o DNA de grupos como Planet Hemp, Poindexter, Funk Fuckers e tantos outros. O livro mostra cronologicamente como surgiu e se transformou o mercado e a noite carioca, tanto do ponto de vista econômico, mas também estético, histórico e tecnológico.

Os artistas de Brasília também batem ponto no livro. No capítulo dedicado ao festival SuperDemo, por exemplo, há uma foto de 1993 com Digão e Canisso, dos Raimundos, Silvio e Kiko, do Pravda, e o falecido produtor Tom Capone. Outras bandas candangas como Little Quail & The Mad Birds e Maskavo Roots também passaram pelo evento. Em outro momento, um registro da banda de hardcore Os Cabeloduro na Fundição Progresso, em 1996, e show do Raimundos em Niterói no mesmo ano. E há uma divertida história do show do Sex Noise com Low Dream no SESC Brasília em 1997.

Esta é a segunda vez que Pedro de Luna lança livro em Brasília. Em 2011 ele esteve na Livraria Cultura para lançar “Niterói Rock Underground 1990-2010”, que conta, entre outras coisas, suas experiências como jornalista se relacionando com bandas e zines brasilienses, além das coberturas do festival Porão do Rock. Ele esteve na primeira edição, em 1998 no Lago Paranoá, e em tantas outras seguintes.

Serviço:

O que: Lançamento dos livros “Marcatti – Tinta, Suor e Suco Gástrico” (Editora Marsupial, 80 páginas, R$ 25) e “Brodagens” (Ilustre Editora, 232 páginas, R$ 50) com a presença do autor Pedro de Luna.

Quando: Sábado, 30 de julho, das 15h às 19h.

Onde: Kingdom Comics (Ed. Venâncio IV – SDS, Bloco Q, Loja 24, s/n – SHCS, Brasília) Telefone (61) 3223-7852

Quanto: entrada franca

Comments

comments

Loading...