Secretaria de Cultura do DF lança o Mapa nas Nuvens, software livre para mapeamento colaborativo e gestão da cultura

por Leonardo Machado 152 views0

O projeto permite que qualquer pessoa possa alimentar a plataforma, fazendo um cadastro simples para poder compartilhar seu projeto ou espaço cultural.

A Secretaria de Cultura lançou no dia 30 de junho o Mapa nas Nuvens www.mapa.cultura.df.gov.br uma plataforma on-line que integra uma ação nacional para potencializar a gestão da cultura.

A plataforma abastecerá uma agenda cultural autogestionada e aplicativos mobile, permitindo acesso ao público de todas as atividades e espaços culturais do DF em um sistema georreferenciado.

O sistema é alimentado de duas formas: pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais, editais, etc… e pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações.

 

O projeto é resultado da parceria com o Instituto TIM e o Observatório de Economia Criativa da Universidade de Brasília (Obec/UnB) e já foi implementado em cinco estados e sete cidades:

Segundo o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o mapa permitirá a formulação de políticas públicas de descentralização de recursos, por oferecer uma visão ampla de como as ações culturaisdistribuídas geograficamente no DF.

Assim, teremos mais subsídios para o planejamento estratégico da Secretaria de Cultura, para a formulação de políticas que contemplem regiões menos assistidas e aproveite melhor o potencial onde já há grande fruição artística.

Durante o mês de julho, o Instituto TIM e a Secretaria de Cultura promovem uma série de oficinas de capacitação para produtores, gestores culturais, assessores de comunicação, administradores regionais, gerentes de cultura e interessados em aprender as possibilidades de uso da plataforma.

O Instituto TIM surgiu para criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil. É com muita satisfação que lançamos essa plataforma em parceria com a Secretaria de Cultura, disponibilizando a ferramenta, que será uma grande aliada para o fortalecimento da gestão cultural no Distrito Federal — afirma Manoel Horácio, presidente do Instituto TIM.

Mapa nas Nuvens Distrito Federal

Endereço na web: www.mapa.cultura.df.gov.br

Comments

comments

Loading...