Espetáculo faz homenagem a Renato Russo e rock de Brasília nesta quinta no DF

por Leonardo Machado 90 views0

Show pretende unir linguagens como música, literatura, dança e artes plásticas, entre outras. Apresentação única será no Teatro dos Bancários, na Asa Sul.

Fonte: g1.globo.com

espetáculo “Rock Brasília: Ritmo e Irreverência” homenageia o cantor Renato Russo em apresentação única nesta quinta-feira (18), em Brasília. A performance acontece no Teatro dos Bancários, na 314/315 sul, a partir da 21h. O show dito “multiartístico” pretende unir linguagens como música, literatura, dança, artes plásticas, desenho, fotografia e teatro.

Segundo o produtor do projeto, Paulo Castelo, o espetáculo é inspirado em um artigo acadêmico de mesmo nome, publicado nos Estados Unidos pela doutora em semiótica e professora aposentada da UnB Angélica Madeira.

O espetáculo terá leitura de trechos do artigo, imagens aéreas de Brasília e interpretações teatrais das músicas. O foco central, segundo os criadores, está em três temas contemporâneos: sustentabilidade, paz no Oriente Médio e corrupção. Os assuntos serão representados poe músicas de David Bowie e pelos clássicos “O senhor da guerra” e “Que país é esse”, da Legião Urbana, respectivamente.

Como idealizador do espetáculo, Castelo fala que o objetivo é “fazer com que as pessoas não só visualizem temáticas populares, mas possam também ouvir.” Para ele, este é um convite e uma oportunidade para a reflexão e conscientização dos espectadores, que vai além do entretenimento.

“ Vai contextualizar a música de forma visual e explorar a academia” , diz.

Cantores e produtores do espetáculo que homenageará Renato Russo (Foto: Divulgação)

As cantoras brasilienses Chris Dantas, Geórgia W. Alô e Mariana Camelo farão uma releitura de parte do repertório do show. Também participam os cantores convidados Leonardo Neiva, Tiago Scafuto e o grupo vocal de Brasília “Os Backings”.

Boa parte do repertório será em inglês. Além dos sucessos de Renato Russo, o público também pode esperar por clássicos dos cantores preferidos do artista, como The Beatles, The Smiths, David Bowie e Madonna.

Castelo também criador do movimento que pleiteia a revitalização do Espaço Cultural Renato Russo em Brasília. O show faz parte das ações comemorativas do grupo “Uma Outra Estação”, que lançou a campanha #Memorialrenatorussoeuapoio. A campanha já teve apoio de vários artistas como Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Zélia Duncan, Dinho Ouro Preto, Alexandre Carlo e Elba Ramalho.

O artigo

Angélica Madeira foi professora na Universidade de Brasília e conta que, quando chegou à cidaden se deparou com o “momento da explosão” das bandas. “Toda garagem tinha uma banda. Achei aquilo interessante do ponto de vista sociológico. Comecei a me interessar e queria saber do que os jovens estavam pensando”, diz.

“Pesquisa e trabalho intelectual foi feito para isso. Fiquei animada, por que é uma homenagem, acho que é bonito e importante valorizar a figura de uma artista e poeta da cidade.”

Segundo a professora, a ideia de escrever o artigo surgiu durante o pós-doutorado nos Estados Unidos, nos anos 1990. “Por acaso escrevi sobre isso, mandaram para uma revista americana especializada em música e acabou tendo repercussão.”

Data: Quinta-feira (18)
Local: Teatro dos Bancários, na 314/315 Sul
Horário: 21h
Entrada: R$25,00 (Meia entrada, mediante apresentação da carteira de estudante ou com a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal)
Censura: Livre
Ingressos à venda na Barbearia Inova (Av. Castanheiras, Águas Claras), no Teatro dos Bancários e no Espaço Arte( 706 Norte).

Comments

comments

Loading...