Transamérica lança coletânea em comemoração ao primeiro ano da ‘Lei do Rock de Brasília’

por Leonardo Machado 321 views0

Em entrevista ao Cultura Rock DF, Drica Mendonça, coordenadora artística da Rádio Transamérica Brasília conta mais detalhes sobre a coletânea Toma Rock II. Confira:

A Rádio Transamérica de Brasília está preparando uma grande festa em comemoração ao aniversário de 01 ano da lei n° 567/2015, que declara o rock brasiliense como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.

Na comemoração a Transamérica apresentará ao público o CD “Toma Rock Brasília II” – 02 discos com uma seleção especial de 26 bandas do Distrito Federal de gerações e estilos diferentes, atuantes no cenário brasiliense.

Todas as composições presentes no CD são obras autorais em português e inglês. As bandas Alarmes, King Void, Paradisi, Duex, Sinco, Blood Ship, Autoramas, Stratosphera, Gustavo Bertoni (Scalene), Vontana, Metrópole Locomotiva, Calvet, Di Boresti, Distintos FilhosMary Stuart são algumas das confirmadas no disco.

A rádio vem anunciando nos últimos dias em sua página no Facebook as bandas que estão presentes na coletânea. O CD “Toma Rock Brasília II” vem para reforçar que as bandas do DF continuam afiadas e produzindo música de qualidade.

O lançamento está marcado para o dia 08 de março no O´rilley (409 sul) em evento para convidados.

Confira entrevista com Drica Mendonça, coodenadora artistica da Rádio Transamérica Brasília:

A Rádio Transamérica está lançando o “Toma Rock 2” exatamente um ano após o lançamento da primeira coletânea. Como surgiu a ideia e como está sendo a produção do disco e o contato com as bandas locais?

Esta sendo incrível! A ideia surgiu com o fato termos uma lei que nos oficializa como a capital do rock, nada melhor do que, enquanto rádio, mostrar para o publico que a cena vive e está fervendo.

A Transamérica tem esta marca em sua história, com tantos outros artistas que ganharam projeção nacional, que passaram primeiro pela Transamérica. Este projeto nos possibilita conhecer uma galera que esta trabalhando muito, com trabalhos de qualidade que impressiona.

O primeiro Toma Rock contava com 13 bandas autorais do DF, a segunda edição conta com o dobro de bandas. Vocês estão observando novas bandas boas nascerem, uma nova cena rock surgindo no Distrito Federal?

Com certeza. Hoje o DF conta com cerca de 300 bandas autorais, isso é muito importante para cena local. Nesta segunda coletânea, quisemos também prestigiar as bandas autorais que tem composições em inglês, mantivemos 13 bandas em cada disco.

O “Toma Rock 2” comemora também o aniversário de 1 ano da lei que declara o rock brasiliense patrimônio cultural imaterial do DF. Você acha que ainda tem pouco espaço pro rock autoral no DF, as bandas ainda encontram muitas dificuldades para apresentar o seu trabalho, ou a coisa tem começado a mudar?

Percebo uma grande união entre pessoas na cidade que são importantes para formação de opinião e fortalecimento do cenário rock na capital, mas ainda temos um longo caminho, as pessoas precisam aprender a prestigiar essas bandas.

Precisamos formar público, para termos mais espaço pra essas bandas mostrarem sua música.

Hoje é comum ver bandas se unindo e produzindo seus próprios shows, o público precisa conhecer esses trabalhos, se não valorizarmos essas bandas hoje, o que será do futuro do rock nacional?

A Rádio Transamérica lida com muitos artistas de diferentes estilos e diferentes níveis de relevância no mercado musical. Na sua opinião, além de compor ótimas musicas, o que mais uma banda de rock precisa ter para se destacar no cenário musical atual?

A banda precisa estar trabalhando, além do primeiro critério que é de fato a música ser boa. Avaliamos também como as bandas estão se posicionando, se estão tocando, e levando a diante o seu trabalho.

Outras formas de divulgação conta muito pra isso principalmente a internet, redes sociais atualizadas e acesso fácil as musicas.

Relembre a Coletânea “Toma Rock Brasília 1”

Programa Toma Rock, na Rádio Transamérica

O Toma Rock vai ao ar de segunda a sexta das 11h às 12h e segunda, quarta e sexta das 16h às 17h. O ouvinte envia a sua playlist com 12 músicas das suas bandas favoritas para o e-mail tomarock@radiotransamerica.com.br.

Duas playlists são escolhidas para travar uma batalha no Facebook (facebook.com/transamericabsb) e a playlist mais curtida, toca nas 2 edições do Toma Rock de sexta-feira.

O autor da playlist mais votada fatura um prêmio na hora e os participantes concorrem a prêmios.

Comments

comments

Loading...